



Nossa!
Esse título me veio à cabeça agora......do nada....Mas ele abrange dois pontos:primeiro uma postagem antiga que escrevi lá no meu comecinho nesse mundo blogueiro;segundo ponto ,o artigo que comentarei remete ao passado quando se fala em estilo.
Na postagem antiga procurei dar uma definição do Estilo KITSCH:
"Então,esse estilo categoriza objetos de valor estético distorcidos e/ou exagerados,que são inferiores.São frequentemente associados à pretenção de,fazendo uso de esteriótipos e chavões que não são autênticos,tomar para si valores de uma tradição cultural superior.Mas pode ser apenas um exagero divertido....
Algumas características:
-Inadequação;
-Acumulação:objetos diversos sem um sentido,que possuem valor emocional,e de baixo custo;
-Percepção sinestésica:o maior uso dos sentidos para impressionar o espectador;
-Mediocridade"
Hoje ,ao ler o Estadão de domingo no caderno "CASA &...."Me surpreendi com uma reportagem sobre um casal ,cuja casa foi encaixada nesse estilo:KITSCH!
Aí me bateu a dúvida:Colocar o que gostamos em nossa casa,coisas antigas e repetidas seria realmente um estilo inadequado?Inadequado não seria colocar algo em nossa casa só porque é moda?
Em seu fotoblog José Bruno dos Santos ,designer de interiores diz:
"Eu diria que o “kitsch” é o retrato da nossa irreverência, pois, com essa idéia, podemos brincar na decoração, tornando-a mais despojada. Mesmo assim, estudiosos costumam dizer que o “kitsch” não é estilo, pois o kitsch abrangeria todas as “nuances” da decoração, tais como: objetos, sofás, quadros, texturas e tudo o mais que siga essa linha, inclusive roupas. Por envolver os mais variados produtos, pode-se dizer que o estilo “kitsch” está presente em todas as classes sociais e com diversos preços."





Pena a reportagem ainda não estar disponível na internet....
Mas cheguei à conclusão de que esse estilo está em vários cantos de minha casa,e que sem ele,perdemos nossa identidade!
Beijos carinhosos ,e um final de Domingo maravilhoso!
Concordo plenamente, sempre teremos algo antigo em casa, principalmente no coração. Beijos.
ResponderExcluir