domingo, 7 de fevereiro de 2010

Revirando o passado...







Nossa!
Esse título me veio à cabeça agora......do nada....Mas ele abrange dois pontos:primeiro uma postagem antiga que escrevi lá no meu comecinho nesse mundo blogueiro;segundo ponto ,o artigo que comentarei remete ao passado quando se fala em estilo.
Na postagem antiga procurei dar uma definição do Estilo KITSCH:
"Então,esse estilo categoriza objetos de valor estético distorcidos e/ou exagerados,que são inferiores.São frequentemente associados à pretenção de,fazendo uso de esteriótipos e chavões que não são autênticos,tomar para si valores de uma tradição cultural superior.Mas pode ser apenas um exagero divertido....
Algumas características:
-Inadequação;
-Acumulação:objetos diversos sem um sentido,que possuem valor emocional,e de baixo custo;
-Percepção sinestésica:o maior uso dos sentidos para impressionar o espectador;
-Mediocridade"


Hoje ,ao ler o Estadão de domingo no caderno "CASA &...."Me surpreendi com uma reportagem sobre um casal ,cuja casa foi encaixada nesse estilo:KITSCH!
Aí me bateu a dúvida:Colocar o que gostamos em nossa casa,coisas antigas e repetidas seria realmente um estilo inadequado?Inadequado não seria colocar algo em nossa casa só porque é moda?


Em seu fotoblog José Bruno dos Santos ,designer de interiores diz:
"Eu diria que o “kitsch” é o retrato da nossa irreverência, pois, com essa idéia, podemos brincar na decoração, tornando-a mais despojada. Mesmo assim, estudiosos costumam dizer que o “kitsch” não é estilo, pois o kitsch abrangeria todas as “nuances” da decoração, tais como: objetos, sofás, quadros, texturas e tudo o mais que siga essa linha, inclusive roupas. Por envolver os mais variados produtos, pode-se dizer que o estilo “kitsch” está presente em todas as classes sociais e com diversos preços."














Pena a reportagem ainda não estar disponível na internet....
Mas cheguei à conclusão de que esse estilo está em vários cantos de minha casa,e que sem ele,perdemos nossa identidade!

Beijos carinhosos ,e um final de Domingo maravilhoso!